Notícias

  • Cassol investe em energias renováveis

    18 de novembro de 2015

    As fontes de energia renováveis chegaram para ficar e o Brasil tem um grande potencial de crescimento neste setor. A pressão mundial na direção

    de fontes sustentáveis ganhou intensidade desde o início dos anos 2000, como reflexo de estudos sobre os impactos do aquecimento global e acordos internacionais que moldaram a legislação de países desenvolvidos e em desenvolvimento com metas de eficiência energética.

    Entre as fontes renováveis, a que vai ter impulso mais rápido no Brasil é a eólica e o parque eólico brasileiro vai crescer 1000% até 2023.

    É neste novo contexto que a Cassol Pré-fabricados está inserida. Desde o final de 2014 a Cassol produz as suas torres de concreto, tecnologia desenvolvida com know-how de projeto Europeu e o conhecimento da empresa no seguimento de pré-fabricados de concreto.

    Executadas em seguimentos com aproximadamente 30 toneladas, não pode haver trincas, por isso todas as etapas produtivas atendem a critérios de controle de qualidade muito rígidos.

    “O processo de saque e transporte é muito crítico para evitar deformações. Além disso, o saque, libera a forma, para manter o ciclo produtivo”, avalia Alexandre Soares, presidente da Cassol Pré-fabricados.

    A torre da Cassol possui 120m de altura, é composta por 8 anéis sobrepostos, pesa 1.025t e consome 435m³ de concreto em sua construção.

    A empresa tornou-se o principal fornecedor da Weg (empresa conhecida pela fabricação de motores elétricos) de torres de concreto 120 metros de altura, responsáveis pela sustentação das pás dos aerogeradores.

    A Cassol possui uma área de P&D, com profissionais e pesquisadores altamente qualificados. Este time estuda novos processos, equipamentos e produtos.