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  • Sistema pré-fabricado para Passarela estaiada une rapidez e concepção dinâmica

    5 de dezembro de 2011

    Projeto de passarela executado pela Cassol na Travessia da BR-101/SC proporciona maior leveza à obra e fácil execução.

    Estudo de caso: Passarela Estaiada* / Travessia da BR-101/SC.

    Proprietário da obra: Autopista Litoral Sul – Grupo OHL Brasil.
    Contratante: Autopista Litoral Sul – Grupo OHL Brasil.
    Local da obra: Travessia da BR-101/SC.
    Data da obra: 2010.
    Fornecedor: Cassol Pré-Fabricados.
    Nome dos Produtos: Passarelas estaiadas Cassol*.

    DESCRIÇÃO DO LOCAL

    A Passarela estaiada* está localizada na travessia da BR-101/SC, próximo ao bairro de Aririú-Formiga, no município de Palhoça, em Santa Catarina. O trecho da rodovia se inicia em Curitiba (PR), sendo formado pelo Contorno Leste e as BR´s 376 e 101. O projeto tem como responsabilidade a Autopista Litoral Sul, uma das nove concessionários do Grupo OHL Brasil.

    DESAFIO

    O desafio era construir uma passarela para pedestres a partir de uma estrutura de concreto que fosse sustentada por cabos ancorados nos pilares. “O sistema a ser utilizado para a obra deveria contemplar qualidade, segurança e rapidez. Mais do que isso, precisava

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    atender as principais normas de acessibilidade”, diz o engenheiro Antonio Koudy, gerente geral do Grupo OHL Brasil – empresa responsável pela obra.

    SOLUÇÃO

    A Cassol executa uma série de projetos de passarelas, convencionais e estaiadas, para atender a demanda de concessionárias de rodovias. Para o trecho de Palhoça, a empresa contribuiu com o sistema pré-fabricado desenvolvido para esse tipo de obra. Em função da agilidade e da concepção dinâmica, garantiu o conforto para os pedestres e descartou qualquer possibilidade de danos na estrutura. Devido à estrutura composta por pilares centrais que suportaram as lajes alveolares com cabos (tirantes), a solução também proporcionou maior leveza à obra e fácil execução. A torre principal possui quase 20 m, sendo que o gabarito sobre a pista chega a 7 m; os dois vãos da passarela têm 25 m.

    “O resultado final foi uma passarela bastante esbelta e agradável aos usuários”, destaca Koudy, que complementa ao dizer que as estruturas pré-fabricadas da Cassolforam utilizadas também nas edificações e marquises das praças de pedágio da Autopista Litoral Sul.

    O sistema da Cassol foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e atende à todos os critérios de acessibilidade e qualidade da obra.

    DESCRIÇÃO DO PRODUTO

    A Cassol fornece estruturas pré-fabricadas compostas por pilares, vigas e lajes para passarelas de pedestres em avenidas e rodovias. As passarelas estaiadas* são compostas por pilares centrais que suportam as lajes alveolares através de cabos (tirantes), trazendo para a estrutura uma maior leveza.

     

    fonte: AECWEB